Fibra óptica resolveria os problemas de internet nos estádios da Copa

Chegou a hora! Depois de 64 anos a Copa do Mundo volta a ser disputada no Brasil; junto com o futebol – grande paixão dos brasileiros – o evento traz inovações tecnológicas que chamam atenção.

Começando pelos estádios, a Fifa fez algumas exigências mínimas: além da reestruturação e arquitetura. Um dos itens que certamente vai chamar a atenção do torcedor são os telões gigantes e o novo sistema de som das arenas.

Os estádios instalaram câmeras de alta definição para monitorar os eventos e inclusive acompanhar tudo o que acontece nas arquibancadas. Essas câmeras são  capazes de identificar uma pessoa na multidão e até acompanhá-la em tempo real.

Outro grande desafio tecnológico que vai ser colocado à prova nos estádios da Copa é a cobertura Wi-Fi. Ela será decisiva, já que as redes 3G e 4G provavelmente não devem dar conta do recado. Segundo este especialista, para oferecer conexão estável e satisfatória para tanta gente ao mesmo tempo, seria necessário uma banda de pelo menos UM GIGA.

Atrasadas, as operadoras de telefonia móvel estão correndo para que tudo funcione bem nos dias de jogos. Mas, o mais provável é que o serviço vá deixar a desejar em vários lugares. Mais >

Cristiano Ronaldo é o jogador mais usado para espalhar vírus pela internet

Com a proximidade da Copa do Mundo 2014, criminosos aproveitam a procura por informações sobre o evento para criar páginas falsas e emails que visam a propagação de malwares na internet. Ciente dessa situação, a McAfee elaborou uma lista com 11 jogadores participantes da competição cujo nome é usado para atrair curiosos que, sem querer, podem se ver infectados por um vírus ao clicar em um link malicioso.

O português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, encabeça a lista, seguido de perto pelo argentino Lionel Messi, do Barcelona. Neymar, possivelmente o brasileiro mais popular a participar da Copa, aparece somente na quarta posição, sendo “superado” também pelo goleiro espanhol Iker Cassilas, defensor do Real Madrid.

Quanto maior a posição de um atleta no ranking elaborado pela empresa, maior a probabilidade de que uma busca por seu nome resulte em páginas com malwares. Com base nos estudos realizados por seus pesquisadores, a McAfee calculou o percentual de risco geral de cada jogador que, no caso do “campeão” Cristiano Ronaldo, ficou em 3,76%. Mais >

Bola de futebol inteligente faz você bater faltas como um mestre

Você sempre quis bater faltas como o Roberto Carlos, o Juninho Pernambucano ou o italiano Andrea Pirlo? Bater na bola com categoria e quase sempre colocá-la no fundo das redes é o sonho de qualquer jogador amador ou profissional — e a nova bola da Adidas tem uma tecnologia que dá uma grande ajuda aos aspirantes a cobradores de penalidades.

Trata-se da miCoach Smart Ball, uma bola de futebol cheia de sensores que se conecta a um aplicativo para iOS via Bluetooth e envia os dados das suas cobranças para o aparelho. Automaticamente, você fica sabendo qual deve ser a curvatura aplicada, a intensidade do chute e outros fatores para mudar a trajetória da bola e ganhar precisão com a prática constante.

O app possui tutoriais para ajudar os novatos e inclui gravação de progresso, como se fosse um serviço de fitness comum. Ele até transforma o treinamento em um mini game de missões, como se os chutes tivessem que passar por cima de um muro virtual, por exemplo, fazendo você chutar a uma altura determinada para melhorar as cobranças.

Após o uso de uma carga, que pode durar até dois mil pontapés, a bola pode ser energizada por um carregador sem fio. Além de cobranças de falta, ela é indicada para treinar pênaltis, passes de longa distância, escanteios e tiros de meta. Vale lembrar que a Adidas é a responsável também pela criação e fabricação da Brazuca, a “gorduchinha” oficial da Copa do Mundo de 2014. Mais >

Veja sete dicas para verificar se o anexo do e-mail tem vírus e malware

Uma das formas mais usadas para espalhar vírus e outros códigos maliciosos através da Internet sempre foram os anexos de e-mail. Os arquivos enviados por estes costumam conter códigos que travam os discos rígidos (HDs) e apagam dados. Outra modalidade comum são os malwares desenvolvidos para roubar informações bancárias ou explorar brechas no sistema operacional.

Confira algumas dicas da PSafe para identificar anexos perigosos e se proteger:

1) Evite abrir anexos inesperados, mesmo que venham de amigos. Quando estiver em dúvida, entre em contato com a pessoa e confirme o envio.

2) Garanta que o firewall do computador está ativo e atualizado. Muitos malwares precisam se conectar à Internet e o firewall impede conexões não autorizadas. Alguns roteadores também possuem firewalls embutidos para prevenir acessos estranhos.

3) Mantenha um programa de segurança instalado e faça varreduras periodicamente para garantir que seu computador está livre de ameaças.

4) Muitos serviços de e-mail possuem antivírus embutidos que verificam automaticamente qualquer anexo enviado e recebido. Procure usar estes sistemas. Mais >

Site que ensina programação em 1 ano agora está disponível em português

Se você queria aprender a programar com a Codecademy, mas tinha dificuldades por não entender o site porque ele estava em inglês, aqui vai uma boa notícia: ele foi traduzido para o português.

Quase todos os passos estão disponíveis em português, o que inclui instruções, os exercícios e suas explicações. Os alertas de compartilhamento ainda aparecem em inglês, além dos códigos, que precisam seguir o idioma.

O trabalho de tradução foi feito em parceria com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos com foco em aprendizado e inovação. O site também passou a estar disponível em francês e espanhol.

A Codecademy passa padrões básicos de programação e as principais linguagens, como HTML, CSS e JavaScript através de um método interativo e divertido, adotando conceitos da chamada ‘gamificação’ como a distribuição de badges ao final de cada lição e outras estratégias de engajamento. O site ainda tem um programa que promete ensinar em apenas um ano, o Code Year

Se quiser se tornar aluno, clique aqui. A Codecademy também tem aplicativos móveis, mas que estão em inglês.

Após brecha de segurança, PayPal e eBay querem que você troque de senhas

Amanhã de hoje (21/05) foi marcada por más notícias por parte do eBay. Segundo o Engadget, a empresa teria enviado um aviso na comunidade e na página de imprensa do PayPal; esta continha apenas o título “eBay Inc. Pede a todos os usuários do eBay para trocar suas senhas”, sem qualquer outra informação em seu corpo de texto.

De início, muitos não se preocuparam – visto que o aviso foi feito apenas no Paypal e que as mensagens foram apagadas pouco depois, muitos pensaram se tratar apenas de um erro de postagem da empresa. Um comunicado oficial do eBay no Business Wire, porém, veio confirmar o fato: um ciberataque conseguiu invadir a base de dados da companhia, ganhando acesso a senhas e dados pessoais de várias contas.

Vale notar que, felizmente, a ação não teve sucesso em conseguir os dados de contas bancárias ou cartões de crédito, uma vez que estes ficam protegidos em um banco de informações separado. Mesmo assim, a empresa está enviando emails para todos que possuem contas no eBay ou PayPal, pedindo que troquem as senhas de seus perfis – e de qualquer outro serviço que tenha a mesma senha  – o quanto antes.

Facebook terá botão para brasileiro avisar que votou nas eleições

O Facebook pretende lançar no Brasil o botão “Sou um Eleitor” para as eleições federais e estaduais que acontecerão em outubro. A ideia da rede social é estimular o usuário a compartilhar com os amigos o exercício do dever cívico, sem dizer em quem votou.

O botão “I’m a Voter” foi lançado em 2012, nos Estados Unidos, e utilizado por 9 milhões de usuários na reeleição de Barack Obama. O recurso, aliás, parece combinar mais com as eleições americanas, que não obrigam os cidadãos a votar – daí a necessidade de matar a curiosidade.

Entretanto, a botão foi testado recentemente na Índia e ganhou a adesão de 4 milhões de pessoas que foram às urnas na semana passada. Além do Brasil, vão receber o recurso em 2014 Colômbia, Coreia do Sul, Indonésia, Suécia, Escócia, Nova Zelândia e o Parlamento Europeu, cujas eleições acontecem na semana que vem.

Com a iniciativa global, o Facebook prevê movimentar 400 milhões de pessoas. A estratégia do Facebook é clara: aumentar a interação entre os usuários, estimulando as discussões políticas – muitas vezes calorosas – que inundam as redes sociais.

Viber ajuda a trocar figurinhas da Copa em página do Facebook

O Viber resolveu entrar na onda da Copa do Mundo 2014 no Brasil e ajudar os usuários do mensageiro a trocar figurinhas do álbum do mundial de futebol no Facebook. A competição da FIFA, que acontece a partir do dia 12 de junho, tem como tradição no país os álbuns com adesivos do jogadores e o aplicativo de mensagens promete dar uma mãozinha para quem deseja completar sua coleção. Basta usar o Viber, rival do WhatsApp Messenger, para participar de grupos de troca perto da sua casa ou em cidades vizinhas.

Todo processo funciona de forma bastante simples. Em primeiro lugar, é preciso ter uma conta no Viber e ter o aplicativo instalado no seu celular, tablet ou computador. Se você não tem, confira este tutorial. Feito isso, você deve procurar pelo app na #NaVibedaCopa, na página oficial do Viber no Facebook. Mais >

Preço da assinatura do Netflix é reajustado

No fim de abril, já estávamos sabendo sobre um possível reajuste no preço da assinatura do Netflix. Na época, entretanto, não havia certeza de nada, mas já se falava em manter o preço atual para quem já era assinante. Hoje, a empresa começou a disparar emails avisando seus clientes de que o que era apenas uma expectativa no mês passado agora é uma realidade. O valor para da assinatura subiu de R$ 16,90 para R$ 19,90.

Quem já tem contrato com o Netflix, entretanto, não terá o valor reajustado e permanecerá pagando o preço antigo por mais um ano. O tempo para o reajuste foi uma grata surpresa, uma vez que a expectativa era de, no máximo, três ou quatro meses para atuais clientes começarem a pagar o novo valor.

Na Europa, entretanto, o Netflix foi mais generoso. Por lá, a assinatura subiu uma libra no Reino Unido e um euro no restante do Velho Continente, e quem já era assinante terá o preço antigo preservado por dois anos, e não um ano, como no Brasil. Mais >

Dying Light | Esperado jogo para nova geração é adiado para o início de 2015

Dying Light, game desenvolvido pela Techland, teve sua data de lançamento adiada para fevereiro de 2015. Segundo nota da desenvolvedora, o atraso é justificado pela intenção de apresentar mais inovações para o game. Foi liberado no site oficial do game um comunicado informando o motivo do adiamento para fevereiro de 2015 do lançamento de Dying Light, originalmente previsto para o final de 2014.

No texto a desenvolvedora Techland informa que a decisão tem por objetivo ganhar tempo para que os aspectos de estilo de movimentação sejam melhor elaborados. Esperam com isso garantir que sua visão idealizada para o game atinja as expectativas tanto dos fãs quanto dos seus desenvolvedores.

No comunicado é informado ainda que mais novidades sobre Dying Light podem ser esperadas durante a E3 2014, que acontecerá em junho. Dying Light será lançado para Xbox One, Xbox 360, PlayStation 4, PlayStation 3 e PC.